" Capoeira, é a arte de expressar o sentimento nobre, lúdico e malicioso, que flui do corpo ao som místico do berimbau".........Mestre Geni

Sobre o Grupo Zambiacongo

Trajetória Evolutiva

A idéia de criar uma associação de capoeira, Grupo, Academia ou qual fosse a denominação dada, mas que refletisse, Dedicação, Treinamento, Pesquisa, Respeito, Estudo, Conhecimento Cultural e Filosófica da Capoeira, sempre esteve presente na mente do capoeirista Geni.

Discíplo do Mestre Canjiquinha (Washington Bruno da Silva), academi que passou a frequentar ainda criança apósanos de treinamento, aprendizado e dedicação foi graduado em Mestre de Capoeira Angola. Sempre irrequieto e sedento de novos conhecimentos filosóficos e práticos, foi buscar nas rodas da Capoeira de Rua estes elementos que a seu ver complementaria sua capoeira e através de contatos, contendas emuita capoeira jogada com os Bambas da época como: DI Mola, Índio, Gajé, Surrão, Cebolinha, Dois de Ouro, Diabo as Quedas, Pau de Rato, Queixada, Cabeleira, Mário Bom Cabrito, Antônio Diabo, Roberto Veneno, Burro Inchado, Lustroso, Do Limão eoutros foi aclamao, aceito e reconhecido como Mestre de Capoeira também na Rua. Ainda insatisfeito com seus conhecimentos capoeiristicos, matricula-se na Academia do Mestre Bimba (Manuel dos Reis Machado) onde formou-se em Capoeira Regional. Após esta fase, passa a participar de espetáculos folclóricos, viajando e apresentando-se por todo o Brasil.

Em 1972 com 25anos de idade, o já Mestre Geni Capoeira, estava na UCSAL (Uinversidade Católica de Salvador) cursando o segundo sementre do curso de Direito, e após ter chegado de uma excursão que fizera com o Grupo Oxúm a algumas capitais Brsileiras, com o objetivo de divulgar a nossa cultura (capoeira,maculelê,samba,samba-duro,puxada de rede, e etc...), sente que a sua missão não é ser Advogado, após muita reflexão toma uma decisão muito importante que muda em definitivo a sua vida. Abandona a faculdade para dedicar-se à Capoeira, fazendo deste modo jus ao títolu de Mestre conquistado a duras penas, dedicação, determinação e consciência.

Em busca de novos horizontes deixa seu grupo e após contatos e reflexões, juntamente com um dos seus alunos de capoeira da época o Roberto dos Santos, apelidado de Macaco, juntos resolve então estabelecer-se em São Paulo.

Lá chegando descobrem que o reduto dos capoeiristas era a Praça da República e para lá ia aos domingos, com o objetivo de jogar capoeira e enturmar-se com seus colegas de arte A CAPOEIRA, bons tempos em que vadiou com grandes figuras da capoeira local, como: Almir das Areias, Demir, Miguel, Belisco, Tarzan, Alfredo, Neguinho e tantos outros bons capoeiras.

Depois de algum tempo foi para a Associação K-POEIRA na Rua Augusta n.1030, onde juntamente com o saudoso Mestre Onça (Airton Neves Moura), Gladson, Alberto, Marilton, Washington, Alfredo, Macaco, Marcos e Pinguim fundaram um grupo folclórico, fazendo shows em televisões, casas noturnas e etc...

Em 1973 Mestre Geni e Macaco, passam a dar aula a alguns garotos em Piraporinha região do ABC-Paulista, após um ano abrem uma academia situada na Rua Donini em Diadema, dando o nome de Ass.de Capoeira Barravento. Durante um festival de artes marciais, em Diadema o Mestre Geni que além da capoeira praticava também luta-livre em Salvador com o grande e saudoso Waldemar Santana (Leopardo Negro) torna-se amigo do professor Edgar faixa preta de Judô e Jiu-Jitsu dono da Academia kimura, e após alguns acertos, fundem as duas academias criando a Ass.de Judô e Capoeira KIBA, sigla esta que vem da junção das primeiras letras de KImura e BArravento. Durante o período que esteve estabelecido em São Paulo o Mestre Geni Capoeira participou de reuniões para a fundação da Federação Paulista de Capoeira, aproximou-se de Mestres de Capoeira e capoeiristas da época como: Onça, Zé de freitas, Silvestre, Mello, Limãp, Alípio, Paulo Gomes, Valdenor, Zumbi, Almi do Silvestre, Canelão entre outros.

Em 1976, a saudade da Bahia apertou e Mestre Geni retorna a Salvador, onde está até hoje dando continuidade ao seu trabalho como Mestre e Divulgador da Capoeira. O grupo que nasceu em 1974 com o nome de Barravento, depois kiba e Zambi em Salvador, foi registrado em 01 de Agosto de 1988 com o nome de ASSOCIAÇÃO CULTURAL E DE CAPOEIRA ZAMBIACONGO, nome cujo significado é de REI do CONGO.


ORGANOGRAMA DO GRUPO ZAMBIACONGO:

GRAN MESTRE
(fundador/presidente)

CONSELHO DE MESTRES
MESTRES DO GRUPO
MESTRANDOS
CONTRA-MESTRES
PROFESSORES
MONITORES
ALUNOS FORMADOS
ALUNOS